Intra-empreendedorismo: Envolvimento dos funcionários no processo de inovação empresarial
Como a implementação da Cultura da Inovação envolveu os funcionários e tornou o processo de inovação mais fluido
O aparecimento acelerado de startups e fintechs em todo o mundo tem vindo a abalar o mercado financeiro como nunca. As novas tecnologias disruptivas têm alterado paradigmas e relações de trabalho em vários setores, desafiando as grandes empresas a estarem constantemente atualizadas.
Após trabalhar em conjunto com o cliente em vários desafios de inovação ao longo de dois anos de sucessos e realizações, a MJV foi escolhida para implementar a Cultura de Inovação dentro da empresa, com o desafio de aproximar os colaboradores do processo de inovação e desenvolver novos modelos de negócio.
Jornada da Inovação: envolver o colaborador
Depois de um estudo preliminar, o primeiro desafio foi demonstrar o valor da iniciativa aos colaboradores. Focados nas suas próprias atividades, não estavam habituados a investir na otimização dos processos através da inovação por duas razões: ou não se sentiam parte do processo ou, quando tentavam inserir-se, deparavam-se com a burocracia.
O principal desafio do projeto era inserir a mentalidade da inovação nos colaboradores, acrescentando valor e permitindo a fluidez do processo. Para compreender como a concorrência estava a reagir ao mesmo desafio e que iniciativas estavam a ser tomadas, foi realizado uma análise comparativa.
Deste estudo surgiu a ideia de uma jornada de inovação, um longo processo dividido em fases, que incluiu eventos e ferramentas específicas.
Workshops, hackathons e Riskes Boxes: formação de mindset de inovação para as equipas
Para divulgar a iniciativa foi implementada a semana da Inovação, com eventos, palestras, workshops, cursos, hackathons e distribuição das Risk Boxes, caixas com ferramentas (frameworks e material de apoio) para o colaborador desenvolver, por ele próprio, os primeiros passos das suas ideias.
No final da primeiro jornada de inovação, foi possível ver que os colaboradores estavam mais envolvidos no processo, o que teve um impacto importante nos interesses estratégicos da empresa.
O conhecimento partilhado foi alargado a outros níveis e setores da empresa, aumentando a autonomia dos colaboradores e tornando o ambiente global da organização mais propenso à inovação.
Vale a pena destacar a natureza multidisciplinar dos colaboradores envolvidos no trajeto, uma vez que trouxe conhecimentos de diferentes áreas para a resolução de problemas comuns. Integrados, os grupos puderam pensar, de forma colaborativa, em novas soluções e na forma de as tornar viáveis.
A própria realização da jornada trouxe vários conhecimentos à equipa, o que permitiu a proposta de melhorias para as próximas edições. Novas abordagens de comunicação, ferramentas digitais, planeamento financeiro mais assertivo e ênfase na prototipagem foram alguns dos pontos selecionados para serem aperfeiçoados em jornadas futuras.
O projeto foi muito bem recebido pelo cliente, que se movimentou rapidamente para que outros setores da empresa pudessem passar pelo mesmo processo. A partir dos conhecimentos obtidos, os colaboradores puderam implementar as suas próprias ideias e ajudar no desenvolvimento de processos internos mais assertivos.
Entre as principais entregas do projeto, podemos destacar:
- Jornada de Inovação
- Palestras
- Workshops
- Hackathons
- Relatórios de Tendências
- Risk Boxes