Business Analytics: como implementar na sua empresa?
Business Analytics é uma prática utilizada por empresas compromissadas com a tomada de decisões orientada por dados. Saiba como implementar.
Business Analytics é uma prática usada por empresas compromissadas com a tomada de decisões orientada por dados. Saiba como implementar.
Já deve ter escutado falar sobre Business Intelligence, uma forma de utilizar os dados da empresa para entender o histórico do negócio. Mas, existe uma segunda opção, que surgiu de uma necessidade do BI, para a implementação de estratégias: o Business Analytics.
Entender os dados não é só mais uma hard skill necessária no dia a dia de qualquer profissional. Hoje, estar nas redes sociais e planear estratégias é, sim, lidar com dados que precisam de atenção e que podem levar-te muito mais longe.
Portanto, se os dados são tão importantes, como recolher, guardar, organizar, ler e criar estratégias pautadas em informações já existentes? É isto que vamos explicar-te agora.
O que é Business Analytics?
Podemos definir o Business Analytics como uma prática de exploração recorrente e metódica dos dados de uma organização, com ênfase na análise estatística. Envolve a utilização de tecnologias e métodos avançados de análise de informações dos mais variados formatos, especialmente em grandes volumes.
Também é possível analisar dados históricos para entender como determinada área obteve resultados durante determinado período de tempo. E, assim, realizar análises preditivas, que veremos mais à frente, para prever o desempenho futuro baseado em algoritmos estatísticos.
Principais métodos
Para facilitar o papel do profissional de BA, existem alguns métodos que auxiliam no processo de recolha e identificação dos dados, são estes:
- Análise descritiva: rastreamento dos principais indicadores de desempenho para entender o estado atual de um negócio;
- Análise preditiva: análise de dados de tendência para avaliar a probabilidade de resultados futuros, a promover avanços e inovação;
- Análise prescritiva: uso do desempenho passado para gerar recomendações sobre como lidar com situações semelhantes no futuro.
Uma estratégia de Business Analytics bem-sucedida depende da qualidade dos dados, de analistas qualificados que entendem as tecnologias e os negócios e de um compromisso organizacional com a tomada de decisões orientada por informações.
E para deixar todo mundo alinhado, na hora de partilhar estes dados com as equipas é importante dispor destas análises de forma bem clara e visível através de imagens — gráficos e ilustrações, por exemplo — e textos com uma linguagem mais didática e acessível.
Benefícios de investir em business analytics
Agora que já entendeu o poder do BA e os principais métodos que podem ajudar a sua equipa, que tal conhecer alguns benefícios identificados a médio e longo prazo? Vem connosco.
Ajuda a quantificar os valores da empresa
A maioria das empresas tem uma declaração de missão e forma colaboradores sobre os valores fundamentais que levam ao sucesso. O que muitas não conseguem, no entanto, é quantificar estes valores.
Com uma estratégia de Business Analytics, as organizações podem medir como estes valores traduzem-se em números. Usando dados quantificáveis, valores amplos e declarações de missão, elas assumem o controlo da interpretação de seus valores. Assim, podem concentrar-se em operar com processos que mantêm-se alinhados com o que realmente importa.
Diminui riscos e fraudes
O principal objetivo da análise de fraudes e segurança é proteger os ativos físicos, intelectuais e financeiros contra uso indevido por ameaças internas ou externas. E a análise de dados ajuda a fornecer o nível ideal de prevenção contra fraudes, bem como a segurança organizacional completa.
O uso de metodologias estatísticas para modelos de propensão a fraudes, que levam a alertas, garante respostas oportunas que são acionadas por procedimentos de deteção de ameaças, além de alertas automatizados.
Otimiza a experiência do cliente
Se as operações estão em má gestão, isso pode levar a uma série de problemas que sairão caros. Além disso, envolve o risco de prejudicar a experiência do cliente e ter um efeito negativo sobre a fidelidade à marca.
Quando as empresas aplicam a análise de dados aos projetos, aos controlos de vários processos, à otimização das operações de negócios para a produção de produtos ou serviços, isto garante a eficácia e a eficiência de atender às expetativas dos clientes.
Incentiva a tomada de decisões inteligentes
Com tantas informações disponíveis, é mais fácil capacitar a equipa para tomar decisões rápidas. Esta agilidade é importante para um negócio que quer estar à frente da concorrência. Igualmente relevante é a consideração cuidadosa de cada decisão.
Nada pode inviabilizar um negócio mais rapidamente do que caminhar na direção errada. Tomar decisões rápidas é fácil, mas o mais importante é tomar decisões inteligentes num curto período de tempo.
Com mais dados disponíveis, é possível que todos — não apenas as lideranças — tomem este tipo de decisão. É por isso que toda área da empresa precisa aceder à diversos módulos de um sistema de Business Analytics. A prática deve estar enraizada na cultura corporativa.
Como construir o mindset de BA?
Aqui é importante lembrar que nem toda gente precisa saber programar para interpretar dados. Transformar números em palavras tem mais a ver com um pensamento analítico desenvolvido.
Para isso, entender as necessidades da empresa e identificar habilidades na equipa de tecnologia e comunicação, pode ser um grande passo para desenvolver este mindset em todas as áreas do negócio.
Uma dica de ouro: crie comunicações e promova sessões; incentive a realização de cursos sobre análises de dados. E, principalmente, contrate especialistas e profissionais em geral com essa mentalidade já construída para ajudar na disseminação.
3 passos para implementar o business analytics
Para ajudar-te a colocar a estratégia de business analytics em prática, listamos os 3 passos importantes. Confira.
- Recolha e analise os dados disponíveis
Primeiro de tudo é importante ter em mente que para tomar decisões baseadas em dados é fundamental recolher, guardar e analisar todas as informações geradas pela sua empresa. Atualmente existe uma série de plataformas em nuvem que podem te ajudar nesta jornada.
É possível analisar os dados gerados através de ferramentas como: Google Analytics, CRM, ERP, BI etc. E também aqueles coletados em fontes externas (redes sociais, dados de concorrentes, de mercado, dentre outras).
- Disponibilize os dados para todos
Depois de recolhidos e armazenados, você precisa ter a certeza de que os dados estão disponíveis para todos da empresa.
As informações não deveriam estar apenas nas mãos dos cientistas de dados da área de IT. Para promover uma cultura orientada por dados e consolidar o business analytics na empresa, cada área deve apropriar-se das informações que precisa para tomar decisões relevantes e em tempo hábil.
Para que isto seja possível, a formação dos colaboradores é recomendada.
- Procure ajuda especializada
Por fim, uma dica muito importante, especialmente para as empresas que estão a começar esta jornada: procure ajuda de quem entende do assunto.
Uma boa consultoria pode ajudar-te a criar um projeto de Business Analytics, orientar na contratação de profissionais qualificados, indicar ferramentas e inserir metodologias inovadoras no dia a dia.
Se quiser dar um passo a mais na jornada de business analytics, conte com a MJV. Fale connosco clique aqui.
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