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Por que a Hiperpersonalização é o caminho para alcançar o cliente?

A era da experiência está a transformar o mundo dos negócios. O consumidor está cada vez mais exigente e necessita das marcas soluções certeiras e experiências marcantes.


Vamos começar a falar de hiperpersonalização com dois exemplos práticos. Imagine o cenário: chegou um novo email na sua caixa de entrada. É de uma marca de roupas que já acedeu ao e-commerce. E apesar do título ser  “Uma lista especial com tudo o que gosta”,  nenhuma peça sugerida na mensagem tem realmente relação com o seu estilo. 

No segundo exemplo, recebeu um email de outra marca de roupa com uma curadoria de peças que têm tudo a ver com o seu estilo, rotina e desejos.  

Em qual dos dois e-mails existe a maior chance de concluir uma compra? O segundo, certo? Isso tem tudo a ver com a hiperpersonalização! 

Continue a leitura até o fim e perceba como o conceito pode ser a ponte entre a sua empresa e o coração do cliente.

O que é hiperpersonalização?

A hiperpersonalização consiste em promover uma experiência customizada da jornada de compra.

Ou seja, é oferecer produtos, serviços e soluções altamente aderentes às necessidades dos clientes baseado na coleta e análise de dados a partir do comportamento de cada utilizador.

Uma estratégia de hiperpersonalização tem dois objetivos claros e que devem ser perseguidos ao mesmo tempo:

  1. Proporcionar a criação de experiências únicas e exclusivas, possibilitando uma conexão mais profunda com o cliente;
  2. Reduzir ao máximo e até zerar (quando possível) as dúvidas e dificuldades da jornada, encontrando o contexto e o timing certos para oferecer a solução exata para resolver o problema e atender o desejo do cliente.

Por que a hiperpersonalização é tão importante para o relacionamento com o cliente?

O trabalho de hiperpersonalização consiste, essencialmente, em mapear as dores, necessidades, desejos e preferências dos clientes, além de monitorar os hábitos de consumo deles.

Em outras palavras, é acompanhar a jornada de consumo de ponta a ponta, para saber o momento certo de oferecer um produto ou serviço.

O objetivo é criar a sensação de “isso foi feito para mim”? Essa é a essência da hiperpersonalização.

Nesse sentido, utilizar a hiperpersonalização como estratégia garante alguns benefícios para as empresas, como:

  • Aumento das vendas;
  • Crescimento de clientes e prospects;
  • A conquista de brand lovers, ou seja, os amantes da marca: clientes fiéis e apaixonados, capazes de divulgar e defender a empresa.
  • Conhecimento do prospect e do cliente, tornando as iniciativas cada vez mais certeiras e os feedbacks cada vez mais positivos.

Mas existem desafios. O principal é fazer a hiperpersonalização da maneira mais escalável possível. Vamos falar sobre  isso no próximo tópico. Acompanhe!

Como funciona a hiperpersonalização?

Como falamos, a hiperpersonalização permite entregar jornadas de compra mais eficientes, customizáveis e passíveis de modificações para responder melhor às solicitações dos clientes.

Mas como a hiperpersonalização acontece na prática? Conheça os seus principais passos a seguir.

Primeiro passo: coleta de dados

Esse é o primeiro passo e não é à toa. O processo de hiperpersonalização só vai funcionar se a sua empresa investir em meios de coleta e tratamento de dados. Não existe outro caminho possível!

Então, nessa etapa é realizada a coleta de dados sobre o comportamento dos clientes.

Aqui pode ser o histórico de compras, a navegação no site ou plataforma, informações demográficas e de localização, entre outros. 

Segundo passo: análise e tratamento de dados

Com os dados coletados, é hora de entender as informações. Segmente os seus clientes e utilizadores em grupos com interesses e necessidades semelhantes ou afins. 

Uma dica: trate os seus dados adequadamente para conseguir insights valiosos. 

E para isso vai precisar de uma estratégia de inteligência de dados e uma equipa de Data Science competente e robusta.

Criação e oferta de experiências pessoais

É agora que a magia acontece: é a hora de criar ações, campanhas e iniciativas de marketing altamente personalizadas que levam em consideração as emoções, desejos, interesses e necessidades dos clientes.

Entrega do produto, serviço ou solução + Automação

Recorda que falamos sobre escalar as entregas? Isso só é possível com o uso de tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning.

A combinação dessas tecnologias permite automatizar o processo de personalização e garantir que as experiências personalizadas sejam entregues de forma eficiente e consistente. 

Até porque não adianta personalizar para uma pessoa só, certo?

Feedback e otimização

Nunca perca a otimização do seu radar. Isso é fundamental para garantir a qualidade das entregas. 

Não basta só monitorar o desempenho das campanhas de hiperpersonalização. Também é importante testar diferentes abordagens e otimizar continuamente a sua estratégia com base nos resultados.

Ferramentas e estratégias para colocar em prática

No caminho da hiperpersonalização existem algumas ferramentas que podem ajudar – e muito! – a implementar, acompanhar e melhorar as suas estratégias de marketing e vendas.

É claro que o seu uso vai variar de acordo com o tamanho, setor e objetivo estratégico de cada empresa. 

Além disso, também é importante pontuar que existem outras ferramentas capazes de ajudar nessa missão.

Aqui, vamos pontuar as 3 principais. Confira nossa lista!

Análise de dados

Para criar uma entrega hiperpersonalizada é necessário perceber as necessidades e as emoções de seus clientes. 

E já pontuamos como a coleta e análise de dados pode ajudar a obter informações importantes para insights incríveis!

Automação

São as ferramentas de automação, que vão ajudar-te a criar campanhas (inclusive de marketing) personalizadas e altamente direcionadas.

Chatbots com Inteligência Artificial

Ao falar em hiperpersonalização, faz bastante sentido contar com uma ferramenta capaz de interagir com os clientes em tempo real, ajudando a resolver os seus problemas.

Além disso, os chatbots são capazes de fornecer uma experiência hiperpersonalizada ao identificar o histórico de compras e o comportamento do cliente com recomendações personalizadas de produtos ou serviços.

Quer se aprofundar no assunto? A boa notícia é temos um e-book exclusivo sobre o tema. Acesse o material Hiperpersonalização no retalho: ofereça uma experiência personalizada e encantadora aos clientes.

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