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Uma das Maiores Bolsas de Valores do Mundo
Criar um serviço online para um acesso mais rápido e melhor aos dados de fim de dia e de stocks históricos
Um serviço de fácil acesso e de confiança para a compra de dados a pedido

Um serviço online centrado no utilizador para a compra de dados comerciais de uma das maiores bolsas de valores do mundo

Um Estudo sobre o Consumo de Dados por Perfis de Utilizadores Específicos Permitiu a Conceção e a Prototipagem de uma Plataforma Digital para Acelerar a Transformação Digital e Expandir Ainda Mais os Serviços de Dados por


Em cenários variáveis e instáveis como o mercado financeiro, cada segundo conta e é obrigatório que as empresas recebam rapidamente informação estratégica. Uma das cinco maiores bolsas de valores do mundo associou-se à MJV para criar uma plataforma digital que pudesse responder melhor às diferentes necessidades de perfil de utilizador em termos de dados do fim do dia e dados históricos de ações.

Transformação digital ao serviço da bolsa de valores

Nos últimos anos, a tecnologia tem transformado o mercado financeiro e a evolução dos serviços de dados é, cada vez mais, essencial para a tomada de decisões. A utilização de inteligência artificial, com robôs que digitalizam informação, entre outros processos automatizados, fornecem dados mais rapidamente e dão uma vantagem competitiva.

Os dados recolhidos pela Bolsa de Valores Brasileira são indispensáveis para a fixação dos preços dos ativos. No entanto, esta informação só foi disponibilizada no site no final do dia, dividida em dezenas de ficheiros.

A falta de sincronia entre o tempo de fecho dos diferentes mercados também atrasou o trabalho dos analistas, o que exigiu uma verificação cruzada e exaustiva dos dados pelas equipas de Informática. Como resultado, foram necessárias muitas horas de trabalho, a um custo mais elevado e com impacto na qualidade de vida dos empregados.

Tendo em conta esta necessidade latente no mercado, a Bolsa de Valores pediu à MJV que estruturasse uma solução digital que aumentasse a produtividade na recolha de dados, com maior rapidez, organização e assertividade. Mas por onde começar? E como reunir dados de mais de 15.000 fontes de uma forma eficaz e relevante para os diferentes tipos de utilizadores.

A nossa proposta era de utilizar a abordagem do Design Thinking. Com a ênfase no utilizador, é possível identificar as principais questões e, a partir desta análise, prototipar a solução ideal.

Design Thinking: o utilizador no centro do negócio

Neste desafio, trabalhámos na Bolsa de Valores, juntamente com a sua equipa de inovação. Seguimos toda a metodologia do Design Thinking, começando com a fase de imersão, para compreender como a informação sobre mercadorias era tratada até então.

O processo levantou algumas questões principais, entre as quais:

  • Falta de personalização dos dados;
  • Grandes ficheiros sem hierarquia de informação;
  • Atraso na entrega e atualização dos ficheiros de dados;
  • Falta de avisos de eventos corporativos.

Experiência do cliente para criar uma solução eficaz para os dados

Uma vez terminadas as análises das entrevistas aos utilizadores, a informação foi compilada e agrupada para identificar os maiores problemas e necessidades. Estes contributos deram origem a um workshop de cocriação entre a equipa da MJV e a equipa de inovação da Bolsa de Valores, com o objetivo de apresentar o âmbito da solução no formato mais relevante para o mercado.

Passamos, então, à prototipagem do projeto. Nesta fase, a missão era construir e validar a jornada de compra do produto digital, mapeando desde o primeiro contacto de potenciais clientes com a ferramenta até à contratação do serviço, e identificar oportunidades e áreas problemáticas a serem resolvidas antes da sua implementação.

Exemplos:

  • Definir canais e formatos para a receção da informação
  • Dinâmica para a validação do conteúdo a enviar
  • Estrutura e tempos de disponibilidade da informação.

Tempo é dinheiro: o impacto na bolsa de valores

O processo de Design Thinking melhorou e acelerou a criação de um produto customer-centric. A investigação qualitativa desde a fase de imersão com o utilizador constituiu a base para o desenvolvimento de uma plataforma inovadora, que fornece informação crucial e complexa sobre o tempo, numa forma segmentada, personalizável e simples de chegar ao computador do utilizador.

O projeto deixou um forte legado na Bolsa de Valores, colocando em vigor novas diretrizes em relação aos produtos digitais da empresa e encorajando novos passos para a transformação digital na empresa

A solução também foi recebida com satisfação pelos clientes, atuando de forma significativa para acelerar os processos relacionados com a fixação de preços dos bens e mercadorias. Afinal, quando se fala do mercado financeiro, tempo é dinheiro.

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