A gamificação é a utilização das mecânicas do jogo, de uma forma lúdica, em diferentes contextos com o objetivo de aumentar a participação e gerar envolvimento, interesse e compromisso por parte de potenciais utilizadores.

1. O que é a gamificação?

A gamificação é a utilização dos mecanismos de jogo para resolver problemas práticos ou fomentar o interesse e envolvimento de um público específico, inseridos em cenários de jogo não relacionados com a indústria do entretenimento. Os jogos representam uma visão moderna da aplicação das novas tecnologias e metodologias a um ambiente empresarial, de forma a apoiar o desenvolvimento dos objetivos empresariais.

Muitos tipos de jogos incluem, nas suas mecânicas de jogo, elementos como pontos, prémios, tabelas de classificação, regras e outros tipos de incentivos que tornam a dinâmica da gamificação cativante. Desta forma, a metodologia assenta na predisposição natural do ser humano para interagir mais profundamente com atividades enquadradas numa construção de jogo.

Desta forma, a utilização de jogos como parte do framework das empresas insere uma componente social nas operações responsáveis por atingir níveis de envolvimento ou interesse mais elevados e significativos. Atualmente, diversas áreas do conhecimento têm beneficiado da implementação de um conjunto de práticas gamificadas. Entre os maiores adeptos da Gamificação destacam-se os campos da saúde, educação, política pública e desporto.

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2. Gamificação: porque é importante para a sua empresa?

Antes da era da Transformação Digital, a estrutura operacional das empresas ainda era a mesma do século XIX, baseada em hierarquias verticais, documentação burocrática e na especialização do trabalho para alcançar o epítome da eficiência nos resultados. Este modelo exige funções e responsabilidades bem definidos, processos exatos e uma gestão baseada em controlo.

De facto, estes métodos tradicionais trouxeram segurança e bons resultados. Contudo, a intensa e consistente variação dos mercados voláteis alterou a organização das empresas. Hoje em dia, as empresas precisam não só de ser capazes de mudar mas também de se adaptar rapidamente de forma a responder às exigências do mercado.

Estas mudanças drásticas nos modelos de negócio das empresas têm um impacto direto nos colaboradores e na sua produtividade. E para reduzir os impactos nas pessoas – os motores que fazem a mudança acontecer – a gamificação pode ser uma grande aliada.

A evolução e sofisticação dos métodos tecnológicos e das estratégias empresariais criaram a possibilidade de organizar o trabalho de forma diferente – através de um aspeto social. Agora, a adoção de técnicas inovadoras revela-se eficaz para despertar a atenção e o empenho das equipas. E os jogos, como um instrumento, são a plataforma que melhor se adapta a esta nova ordem.

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3. Porquê investir na Gamificação?

As experiências de implementação da Gamificação em vários contextos empresariais contribuem a visão de que a concorrência é uma atividade intrínseca do comportamento humano. Num jogo, quando as regras e os objetivos são claros, o resultado observado é quase sempre o dos jogadores empenhados em encontrar soluções inovadoras para os desafios.

Aparentemente, não jogamos porque queremos, mas porque precisamos de o fazer. E este mesmo comportamento, ao ser replicado no ambiente empresarial, tem a capacidade de revolucionar a forma como se pensa e executa as próprias atividades profissionais.

Uma das principais utilizações da gamificação num contexto empresarial relaciona-se com a fidelização do cliente, utilizando alguma plataforma cujas mecânicas de jogo oferecem recompensas, presentes ou moedas virtuais para cada objetivo alcançado. Isto faz com que o cliente seja constantemente estimulado a interagir com esse ambiente.

4. Como funciona a Gamificação nas empresas?

A gamificação, através do seu poder de comunicar objetivos e dar feedback em tempo real, é uma excelente ferramenta para aumentar a perceção da capacidade dos profissionais. É muito utilizada no contexto da Gestão da Mudança e permite uma modificação estrutural mais suave, fazendo com que os desafios da transição e as tarefas diárias, se tornem mais simples e divertidos.

Vale a pena salientar que a Gamificação não é apenas um jogo. Enquanto os jogos são utilizados apenas para diversão, a Gamificação utiliza técnicas específicas para uma compreensão mais ampla dos processos operacionais internos, permitindo novos conhecimentos e um aumento dos desempenhos individuais e coletivos.

A gamificação não é apenas representada num quadro de pontuação. Ela envolve algo muito maior e conceitual: o pensamento. As mecânicas do jogo incentivam os colaboradores a procurarem conhecimentos que melhorem as suas técnicas e os ajudem a alcançar os objetivos e a vencer as competições estabelecidas como objetivos.

Mudanças no futuro

Atualmente, as empresas são invariavelmente geridas pela relação simbiótica entre as constantes oscilações do mercado e a consequente necessidade de adaptação para as ultrapassar.

O lado mais visível desta batalha é conhecer a cultura organizacional. É possível afirmar que os processos estruturados ao longo do tempo acabam por ser confundidos com a história da empresa e refletem os costumes das pessoas que a ajudaram a corrigir. Portanto, é natural encontrar resistências ocasionais à mudança sempre que a volatilidade do mercado exige novas direções.

Para se manterem rentáveis e ultrapassarem os erros comuns, as empresas precisam frequentemente de desafiar paradigmas essenciais ao seu bom funcionamento. Estes paradigmas têm o poder de redefinir não só o ritmo das operações diárias, mas também as direções a serem seguidas nos anos futuros.

Considerando um cenário altamente competitivo, proveniente do aumento do nível de consciência dos consumidores relativamente aos seus desejos, torna-se inimaginável sustentar uma estratégia empresarial que não esteja alinhada com a procura constante da inovação. É neste contexto que entra a Gamificação.

Planeamento/Comunicação Estratégica

Todos os dias, os antigos gigantes do mercado testemunham o crescimento de colaboradores que pertencem à Geração Y (pessoas nascidas entre os anos 80 e 90) nas suas classificações. Quando confrontados com factos, parece evidente que existe também uma crescente necessidade de mudar a administração dentro das empresas – ou pelo menos considerar essa possibilidade.

No contexto sugerido, a inclusão da gamificação e das suas mecânicas de jogo nas relações profissionais surge como uma forma eficaz de criar envolvimento e interesse, estimular a cooperação entre funcionários e aliviar possíveis desconfortos.

Formação / Consciencialização

De acordo com informações divulgadas pelo Grupo Gartner, 70% das maiores empresas do mundo utilizam a Gamificação para desenvolver competências. Em números gerais, o investimento atual das empresas na metodologia é de quase 6 mil milhões de reais. A metodologia incentiva mudanças de comportamento individuais e organizacionais através de jogos (tabuleiro, aplicações e realidade aumentada).

Neste cenário, a adoção dos chamados Jogos Sérios tornou-se cada vez mais generalizada nas empresas, como uma alternativa à formação por outras empresas.

Os Serious Games são jogos eletrónicos que têm como principal objetivo a formação de funcionários – desde vendedores de lojas a médicos – através de um ambiente virtual. A intenção é que o ecossistema digital simule, de uma forma lúdica, uma atividade real.

Aqueles que são mais distraídos, podem pensar que isto é uma piada. No entanto, a investigação indica que os colaboradores que têm formação gamificada, com elementos lúdicos, retêm 20% mais conhecimentos. Além disso, o fator diversão faz com que os profissionais prefiram aprender através da Gamificação.

Aumentar a produtividade

Muitas das tarefas realizadas diariamente nas empresas refletem costumes adquiridos pelos seus funcionários ao longo dos anos e as rotinas processuais tornam-se hábitos. Contudo, num cenário de constante mudança, manter os colaboradores empenhados e motivados é fundamental para manter a produtividade.

A implementação da Gamificação nas empresas acaba também por ser uma mais-valia no que diz respeito ao aumento da produtividade das equipas. Através das mecânicas do jogo, tarefas aborrecidas, muitas vezes indispensáveis ao bom funcionamento do negócio, ganham uma nova dinâmica – mais divertida e fluida.

O envolvimento está diretamente relacionado com o aumento da produtividade e das receitas. De acordo com Gartner, as empresas que implementam a gamificação demonstram uma melhoria média de 20% no envolvimento dos funcionários nos processos produtivos, bem como um crescimento de até 250% nas receitas em comparação com os concorrentes que ainda não utilizam esta estratégia.

Criar envolvimento e interesse

O envolvimento e interesse dos colaboradores é o tipo de desafio que os CEOs de qualquer empresa têm de enfrentar, geralmente na altura da expansão do negócio. Disponibilizar formação, melhorar a gestão de processos, concentrar esforços na contratação de talentos e aperfeiçoar programas de desenvolvimento de liderança são algumas das atividades que merecem a atenção dos executivos. Com o mercado em constante evolução, e absorvendo cada vez mais recursos tecnológicos, a inovação através da gamificação pode ser uma boa estratégia para manter os funcionários estimulados.

Os métodos tradicionais podem proporcionar segurança e bons resultados, mas quando uma empresa adota técnicas inovadoras, desperta a atenção e o empenho da equipa.

Recentemente, uma grande marca retalhista decidiu mudar os sistemas de todo o ecossistema das lojas. A mudança representaria um impacto na rotina de cerca de nove mil colaboradores. Apesar de ser considerado um movimento de alto risco, a empresa optou por uma solução gamificada para substituir a formação tradicional.

Gestão da mudança

Realizar a gestão da mudança no ambiente empresarial é uma tarefa desafiante. É essencial pensar de forma a conciliar o envolvimento e interesse da equipa, a vantagem competitiva da empresa e a fidelização do cliente. Neste contexto, a gamificação surge como uma metodologia simples e inovadora para ajudar a conduzir os processos e a reduzir os impactos negativos das mudanças organizacionais.

A aplicação das mecânicas do jogo no mundo empresarial é uma forma atrativa de envolver profissionais com perfis diferentes nas atividades da empresa e reduzir a resistência à mudança. E a familiaridade dos colaboradores com os jogos torna a implementação dos seus conceitos na estratégia da empresa uma tarefa ainda mais tangível.

 

Força de vendas

A aplicação da Gamificação também se revela eficaz, por exemplo, no contexto das vendas. Os departamentos de vendas das empresas precisam de ser competitivos por natureza e forçar os colaboradores a melhorar diariamente. Mas a dinâmica de trabalho, quase sempre não linear, necessita da interferência dos gestores e impede ações mais rápidas.

Quando a metodologia é utilizada para redefinir este processo, ela permite a construção de um modus operandi contínuo, sem a necessidade de tantas interferências, interrupções no fluxo de trabalho ou bloqueios. A solução permite que as pessoas se tornem capacitadas dentro das equipas e se mantenham intrinsecamente motivadas a se ultrapassarem a si próprias diariamente.

5. Como aplicar a Gamificação?

A Gamificação tem objetivos diferentes dentro das organizações. Atualmente, a metodologia já é utilizada para produzir soluções para manter clientes, em atividades para envolver equipas internas e para substituir as formações tradicionais, reduzindo custos.

Os jogos também estão presente de forma ativa no processo de gestão da mudança dentro das empresas tradicionais que estão a passar pela Transformação Digital.

Desta forma, a implementação de jogos nos negócios pode ser a estratégia ideal para as empresas dispostas a inovar. Mas como implementar o processo?

Confira alguns passos para implementar a Gamificação nas empresas:

Detecte o problema e compreenda o contexto

Para ajudar a traçar o cenário, identificar e detalhar os desafios a vencer, a utilização do Design Thinking
é muito valiosa. A abordagem centra-se no utilizador e através de técnicas com uma veia antropológica, como entrevistas e observações, é possível compreender as dores e as necessidades de pessoas reais, assim como avaliar a forma como se comportam quando confrontadas com uma série de situações. A combinação entre o projeto e os jogos tem um bom desempenho em vários contextos empresariais. Ao garantir a compreensão dos objetivos do negócio e do contexto empresarial, é possível desenvolver soluções mais assertivas baseadas no processo de Gamificação.

Conheça os jogadores

Não há jogos sem jogadores. E todos nós somos potenciais jogadores. Contudo, não é suficiente ter duas pessoas à volta de um tabuleiro de jogo para que a estratégia da Gamificação funcione. Isto acontece porque, apesar do envolvimento natural em atividades competitivas, existem diferentes perfis de jogadores – nem todos convergem para o mesmo objetivo. Ou seja, para se chegar a uma estratégia de envolvimento assertiva, é necessário compreender as motivações individuais das pessoas envolvidas no jogo. Por outras palavras, é necessário compreender os hábitos, as peculiaridades comportamentais e a demografia dos jogadores. Uma das ferramentas do Design Thinking, as personas, são utilizadas para criar uma melhor compreensão sobre os utilizadores. A criação de personas, representações de um cliente ideal, contribui para o desenvolvimento de experiências reais. As informações indicadas nas diferentes personas são capazes de segmentar os diferentes tipos de jogadores e apoiar a definição de uma estratégia para o desenvolvimento do jogo.

Defina os critérios norteadores e a missão do jogo

Os critérios de orientação são premissas básicas que orientam o projeto e garantem que certos aspetos relevantes não são esquecidos ou negligenciados. Estas fundações devem estar de acordo com os objetivos empresariais e são criadas com base na análise e síntese dos dados recolhidos no terreno. Por exemplo, um dos critérios orientadores de um determinado projeto pode ser o de estimular a cooperação entre os participantes do jogo. A missão do jogo é a sua razão de ser e será o principal objetivo da iniciativa da Gamificação. Ao definir a missão de um jogo, é fundamental criar parâmetros específicos e mensuráveis – evitando sugerir atividades genéricas, como “aumentar as vendas”. Esta fase é crucial para que o jogo atraia os jogadores e para que os seus processos decorram sem problemas.

Desenvolva ideias para o jogo

Depois de compreender o cenário, o traçar das características do jogador e a definição dos critérios orientadores e da missão do projeto, é tempo de criar ideias para determinar o formato do jogo. Cada jogo tem uma história. Os mais apaixonados por jogos eletrónicos recordarão as aventuras do canalizador Mário para salvar a princesa (Super Mário, Nintendo), da trajetória dos combatentes no Mortal Kombat para salvar a Terra (Jogos Midway) ou do herói cibernético Master Chief (Xbox, Microsoft). Estes são alguns exemplos lúdicos que o guião importa. E não é diferente no processo empresarial da Gamificação. Desta forma, para construir um guião atrativo para um jogo, são levantadas 3 questões básicas:

  • Que história será contada usando as mecânicas dos jogos?
  • Qual será o tema do jogo?
  • Qual será a estética do jogo?

As sessões de brainstorming são uma ferramenta muito eficaz quando se trata de elaborar um guião de jogo compatível com a missão e a realidade da empresa. A técnica permite a criação de uma série de ideias, com a quantidade a prevalecer sobre a qualidade. Após as sessões, é possível avaliar e priorizar as melhores soluções, até se chegar a um formato de jogo que estimule os participantes e cumpra os objetivos definidos.

Criação da mecânica do jogo

A mecânica é a essência do jogo. Nela são estabelecidas as regras e as atividades que o jogador deve realizar, assim como a duração estimada de cada ação e o que acontece após a sua realização. O modus operandi do jogo deve também determinar todos os objetos e elementos que podem ser vistos ou manipulados no jogo, como personagens, pontuações ou fichas. É também durante esta fase do processo que o formato da pontuação, as realizações e recompensas são definidos – quer sejam virtuais ou monetários.

Teste em baixa, média e/ou alta fidelidade

A fase de teste de um jogo é fundamental para avaliar como funciona e se os utilizadores respondem bem ao objetivo proposto. Para realizar testes, a prototipagem é uma das práticas indicadas para aperfeiçoar a experiência da Gamificação. O protótipo do jogo é criado com o objetivo de tornar uma ideia tangível e validá-la, obtendo assim as lições de refinamento. Existem algumas formas diferentes de fazer um protótipo, e podem ser de alta ou baixa fidelidade, no que diz respeito à proximidade dos contextos reais e da interação com o público. Através de protótipos, a equipa responsável pelo desenvolvimento do jogo pode aprender quais os recursos que funcionam ou não, simulando conceitos e ação juntamente com futuros utilizadores

Implementação e monitorização

Comum a todo os processo de implementação de uma nova dinâmica ou tecnologia, é vital avaliar os resultados parciais obtidos no processo de Gamificação. Após a implementação, é necessário monitorizar constantemente o progresso da solução de forma a medir os seus resultados e se há ou não a necessidade de novos ajustes, criando um processo de melhoria contínua. No que diz respeito à monitorização, é uma boa ideia planear com antecedência o nível de fadiga dos jogadores no que diz respeito aos objetivos. É compreensível que ao longo da dinâmica existam diferentes níveis de interesse no jogo. Desta forma, vale a pena tentar prever possíveis momentos de desinteresse e preenchê-los com elementos novos ou exclusivos, que possam facilitar as tarefas ao longo do decorrer da narrativa. Por exemplo, pode ser disponibilizado um conjunto inicial de ferramentas acessíveis a todos no início da atividade, e outro conjunto especial, que pode ser desbloqueado de acordo com realizações específicas. 

Medição e avaliação

Mas como avaliar corretamente a viabilidade de um jogo e a eficácia de uma estratégia de Gamificação? Através de Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) que validam as ações, a motivação e o envolvimento dos jogadores. Os principais critérios de avaliação podem ser traduzidos em envolvimento acordado, número médio de ações tomadas, nível de recorrência do jogo e progresso alcançado pelos jogadores. São necessárias outras informações para avaliar o ROI (retorno sobre investimento) da solução gamificada, como o tempo gasto na atividade pelos colaboradores e a retenção dos participantes. A partir destes dados é possível medir o número de jogadores ativos, o nível de aumento da produtividade e a redução dos custos alcançada com o projeto.

Casos de sucesso

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